Uma nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil nesta quarta-feira (12), provocando chuva desde cedo no Rio Grande do Sul. As precipitações atingem principalmente o sul, sudoeste, Campanha Gaúcha, litoral e também a metade norte do estado, onde há risco de temporais, especialmente no noroeste.
A formação de uma baixa pressão no Paraguai reforça as áreas de instabilidade, que se espalham ao longo do dia por Santa Catarina e Paraná. Há alerta para temporais no oeste De Santa Catarina e no noroeste do Paraná, com chuva intensa em curtos períodos.
Apesar da chegada do sistema frio, o calor ainda predomina em grande parte da região Sul, mas as temperaturas ficam mais amenas no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sudoeste do Paraná.
Sudeste terá calor ao longo do dia, mas chuva retorna à noite
No Sudeste, o tempo permanece firme e com sol entre nuvens na maior parte do dia. Em Minas Gerais, há previsão de chuva isolada no norte e leste do estado. Durante a noite, áreas de instabilidade vindas do Paraguai avançam para o oeste de São Paulo e o Triângulo Mineiro, provocando chuva moderada a forte, com chance de tempestades.
Na cidade de São Paulo, dia de sol e calor, com sensação de tempo abafado. As pancadas de chuva chegam à noite, acompanhadas de trovoadas e risco de temporais. Temperaturas previstas: mínima de 14°C e máxima de 31°C.
Centro-Oeste terá pancadas e risco de temporais no Mato Grosso do Sul
No Centro-Oeste, a manhã começa com tempo estável em boa parte de Mato Grosso do Sul, mas novas instabilidades se formam ao longo do dia devido à baixa pressão no Paraguai, gerando chuvas moderadas a fortes no sul e sudoeste do estado.
Em Mato Grosso e Goiás, as pancadas ocorrem principalmente durante a tarde, podendo vir com rajadas de vento e trovoadas. O calor permanece intenso em toda a região.
Nordeste tem temporais na Bahia e calor acima dos 35°C no interior
No Nordeste, as instabilidades continuam ativas no Recôncavo Baiano, com risco de temporais e alagamentos. No oeste e interior da Bahia, a chuva ocorre de forma mais isolada.
No Maranhão e no sul do Piauí, as pancadas perdem intensidade, mas ainda podem ser fortes em pontos isolados. Nas demais áreas da região, o sol predomina, com calor acima dos 35°C no sertão.
No Norte mantém o padrão de chuva frequente, principalmente no Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e Pará. As pancadas variam de fracas a moderadas, com chance de chuva forte e trovoadas no norte de Roraima. Em Tocantins e no Amapá, o tempo fica mais firme, mas o calor e a umidade elevam a sensação de abafamento.